terça-feira, 22 de março de 2011

Timor Leste: a força de um povo


Nas viagens à Ásia, a Escola Cultural Zungu Capoeira ganhou um presente mais do que especial: conhecer nossos amigos timorenses. Tudo começou no primeiro Brasil Visita (http://brasilvisita.blogspot.com/2009/03/convidados-especiais.html).
Aos poucos, descobrimos muito mais sobre a história daquele grupo de garotos que, na verdade, são homens. Homens que se juntaram e formaram sua própria ONG, cuidam de si mesmos, negociaram espaços para as crianças brincarem e adotaram a capoeira como sua identidade e instrumento de paz e união. O MAC (nome da ONG) hoje faz parte da Escola Cultural Zungu Capoeira. Em um país em reconstrução, que terá ainda um belo futuro graças ao seu povo especial, a capoeira tem seu lugar. Na última viagem, o grupo de brasileiros foi recebido por ninguém menos que o Presidente do Timor Leste, o herói nacional e Prêmio Nobel da Paz José Ramos-Horta e pelo Embaixador do Brasil.
Um dos nossos eventos lá se chamou Capoeira Lutando Pela Paz. É isso que os jovens de lá começaram sozinhos, ainda crianças: uma luta sem igual em busca de paz e de futuro. Do jeito que podemos, ajudamos também aqueles jovens e o Timor Leste a se reerguerem. Foi um compromisso firmado por nós, o de levar sempre um pouco mais da nossa cultura para lá. Eles acham que aprendem com a gente. Na verdade, nós que aprendemos muito mais com eles.
.

Nenhum comentário: