terça-feira, 22 de março de 2011

Os tambores bateram. E muito.

Nosso evento "Batendo Tambor" aconteceu em novembro de 2010. Foi uma troca de experiências e ritmos que marcou a vida de muita gente.
A programação começou com nosso vizinho, o Babalorixá Francisco de Oxum falando um pouco sobre os tambores na tradição religiosa dos orixás. Na seqüência, Mestre Môa do Katendê passou uma bela aula de dança afro e afoxé.
No dia seguinte, Mestre Lua Rasta aqueceu a todos com uma oficina de ritmos e dança que fez a casa, literalmente, tremer. Seguimos em bando pelas ruas do Bexiga tocando tambores e berimbaus até nossa primeira roda do evento. Livre, de rua, sob o comando de Mestre Ananias. Para abrir a roda, sem que ninguém esperasse, baixaram ao pé do berimbau Mestre Cobra Mansa e Mestre Russo de Caxias.
Sábado foi um longo e grande dia, com oficinas de capoeira angola com Mestre Cobra Mansa (seguida de roda), percussão pernambucana com Mestre Barrão, capoeira com Mestre Russo de Caxias e um aulão com Mestre Ray. Ao final, mais uma grande roda de capoeira.
Domingo começou com Mestre Negoativo mostrando a percussão de Minas Gerais e emendando em uma roda com energia incrível. Mestre Bigo (Francisco 45) que sempre está na nossa casa, foi um dos que apareceram para jogar.
Para fechar com chave de ouro, ninguém menos que Mestre Ananias comandando o samba do grupo Garôa do Recôncavo. Todo mundo caindo no samba, dos Mestres Limãozinho e Zumbi até as crianças da nossa escola. Os tambores mostraram mais uma vez sua força ancestral na Bela Vista.







Nenhum comentário: