sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Preparem-se para a aula do Mestre Bigo

Alguém conhece um mestre que, de tão respeitado, tem dois apelidos famosos? Esse é o caso do Mestre Bigo (ou, como também é conhecido, Mestre Francisco 45).
Francisco Tomé dos Santos Filho nasceu no município de Vera Cruz, na ilha de Itaparica, no ano de 1946. Em Salvador, no meio da década de 50, procurou a capoeira depois de ver Mestre Pastinha e Mestre Cobrinha Verde jogando. Diz a todos que só teve um mestre, Vicente Ferreira Pastinha, de quem foi discípulo fiel. Foram tão ligados que, mesmo cego, Pastinha reconhecia seu querido aluno pelos passos.
Esse discípulo de Mestre Pastinha mora em São Paulo desde 1975, cidade que conheceu depois de uma apresentação de capoeira.
Conhece os fundamentos da capoeira angola a fundo, viveu a capoeira de Salvador e tem um jogo elegante, mandingado e perigoso. Em 1989 fundou a Academia de Capoeira Angola Ilê Axé na Zona Sul. E, no sábado, estará dando uma oficina imperdível no nosso RESGATE CULTURAL.

6 comentários:

Anônimo disse...

Salve Mestre Bigo. Pude ver mestre Bigo jogar algumas meses na Pca da Republica, assim como em sua casa e posso dizer que seu jogo eh majestoso, eh uma aula do que eh capoeira. Aproveitem o resgate cultural na Escola cultural Zungu Capoeira. Se eu pudessse, estaria presente com certeza.
Joao Moraes

Anônimo disse...

Realmente vale a pena ver Mestre Bigo, excelente capoeira e pessoa também... grande mestre!

Anônimo disse...

Pessoa maravilhosa, um dos melhores capoeiristas que existe. Salve Mestre Bigo! Salve Zungu!

Anônimo disse...

Que Deus abençõe esse grande mestre com seu jeito carismatico de ganhar e cultivar suas amizades respeitando grandes e pequenos esse é o mestre Bigo desse eu posso falar com firmesa do meu grande pai sou o seu filho na capoiera e na vida... obrigado meu pai pelo homem que sou hoje sue filho Irailson Thomé Pita Dos Santos

Anônimo disse...

RAPAZ EU VI MESTRE BIGO JOGAR AQUI EM SALVADOR E FIQUEI SIMPLESMENTE MAGNIFICADO.POIS PARECE UM MAESTRO REGENDO SUA ORQUESTRA.SALVE SALVE MESTRE BIGO....gel(catu)

Anônimo disse...

O que dizer desta pessoa tão encantadora?...pai, melhor amigo e meu Mestre...é assim que eu o considero, hoje, amanhã e sempre...
...salve Mestre Francisco 45 de Pastinha e que nós, seus alunos possamos faer jus à este grande nome da Capoeiragem Angoleira...um grande abraço meu Mestre...Elias Kasuté...