quinta-feira, 29 de outubro de 2009

"O" evento - domingo, último dia

Domingo, 04 de outubro de 2009.


O dia começou com muito axé. Mestre Plínio, sua família e os Angoleiros Sim Sinhô comandaram um afoxé maravilhoso pelas ruas do Bexiga. Saímos do nosso Zungu, passamos pelo Ile Axé Yiá Oxum e terminamos na Praça Dom Oreone, mais precisamente na Pracinha São José- as famosas escadarias do Bexiga.

O afoxé fez uma linda homenagem a Mestre João Grande. E contou com a participação de mestres como Mestre Bigo, Gaguinho, Limãozinho, Dinho Nascimento, Russo e tantos outros.
Um agradecimento especial ao Tata Mokutalofange (Anderson D'Ogum), que garantiu que tudo corresse bem.
Como não podia deixar de ser, um samba-de-roda aconteceu espontaneamente, enquanto a roda de capoeira não começava. Nesse momento, outros mestres foram chegando. Entre eles, Mestre Cavaco, Mestre Zumbi, Mestre Adelmo. E para comandar tudo ao lado do Mestre João Grande, nosso querido Mestre Ananias.



Depois da roda, um almoço mais que especial preparado pelas mãos do babalorixá Francisco de Oxum, um dos nossos padrinhos espirituais. Pai Francisco abençoou a casa e os convidados especiais. Mestre Russo projetou novamente seu filme, O Zelador, para fechar a programação.

Mas foi aí que um momento mais do que especial apareceu. Mestre João Grande, com toda sua generosidade, resolveu presentear os convidados que se mantiveram até o fim. Em um momento muito raro, ele se dispôs a conversar e a responder as perguntas de todos.

Ao lado de Mestre Bigo, contou muito da sua vida na capoeira, do tempo de Mestre Pastinha, das rodas de rua de Salvador. Respondeu a todas as questões com bom humor e alegria. Momento para poucos. Para privilegiados. Fechamos a programação com chave de ouro. Obrigado, mestres.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

"O" evento - sábado, terceiro dia

Sábado, 03 de outubro.


O dia começou com uma das atividades mais esperadas: a oficina com Mestre João Grande. O Mestre surpreendeu a todos com sua didática e explicação detalhada dos movimentos. Ao final, uma roda onde todos que participaram da oficina puderam jogar e tocar.
Estilos diferentes, escolas diferentes: todos juntos pela capoeira.





À tarde, um momento mais que especial a todos: a apresentação cultural, feita pelas crianças. Os alunos do Zungu mostraram um pouco do que aprendem todos os dias. Ciranda, coco, maculelê, puxada-de-rede, samba-de-roda, jongo com a Comunidade do Jongo de Tamandaré. E, claro, muita capoeira.

A apresentação arrancou lágrimas dos pais, surpreendeu educadores e mestres. "Uma das coisas mais lindas que já vi"- palavras de Mestre João Grande.

Também aconteceu a troca de graduações e, ao final, mais uma boa roda.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

"O" evento - Sexta-feira, o segundo dia

Sexta-feira, 02 de outubro.



- Jongo
Tivemos a honra de receber, na nossa casa, nossos parceiros da Comunidade do Jongo de Tamandaré (Guaratinguetá). O axé dos tambores ancestrais e a alegria da comunidade impressionou a todos, inclusive Mestre João Grande que já estava entre nós e ficou muito feliz.

- Roda
A casa cresceu. Uma roda com Mestre João Grande, Mestre Bigo, Mestre Ananias, Mestre Russo. Amigos e capoeiristas do Brasil e até de fora (Indonésia, Malásia, USA). Uma pequena multidão que pôde compartilhar esse momento único.

"O" evento - Quinta-feira, o primeiro dia

Quatro dias de resistência cultural. Muitas lições, convivência entre diferentes escolas, apresentações, alegria, festa. A sabedoria dos mestres. O melhor da capoeira, a força da nossa cultura.
Acima temos algumas tentativas de explicar como foi nosso evento. Mas é difícil. Por isso, vamos descrever um pouco do que aconteceu nos dias 1, 2, 3 e 4 de outubro na Bela Vista, São Paulo.

Quinta-feira, dia 01 de outubro:

- À tarde, uma aula especial para as crianças comandada pelo Mestre Adelmo. Brincadeiras, história, capoeira de qualidade. Depois, o batizado e troca de graduações. Já com as presenças de Mestre Russo e Mestre Ananias. Momento especial que marcará muitas vidas.




- Palestra do Mestre Russo.
Quem esteve lá sabe. Além de grande capoeirista, "o zelador" é um homem de sabedoria. Calmo, equilibrado, inteligentíssimo, mostrou a todos que capoeira também se joga com a cabeça (sem precisar dar nenhuma cabeçada).

- Apresentação do filme O ZELADOR.
Imperdível. Um belo filme, que mostra um pouco da história da capoeira no Rio de Janeiro, do Brasil e de uma grande família.



- Samba-de-roda com Mestre Ananias e Garôa do Recôncavo
Festa das boas. Com o que existe de mais rico na nossa cultura. "Quem samba fica, quem não samba vai-se embora..."