quinta-feira, 29 de outubro de 2009

"O" evento - domingo, último dia

Domingo, 04 de outubro de 2009.


O dia começou com muito axé. Mestre Plínio, sua família e os Angoleiros Sim Sinhô comandaram um afoxé maravilhoso pelas ruas do Bexiga. Saímos do nosso Zungu, passamos pelo Ile Axé Yiá Oxum e terminamos na Praça Dom Oreone, mais precisamente na Pracinha São José- as famosas escadarias do Bexiga.

O afoxé fez uma linda homenagem a Mestre João Grande. E contou com a participação de mestres como Mestre Bigo, Gaguinho, Limãozinho, Dinho Nascimento, Russo e tantos outros.
Um agradecimento especial ao Tata Mokutalofange (Anderson D'Ogum), que garantiu que tudo corresse bem.
Como não podia deixar de ser, um samba-de-roda aconteceu espontaneamente, enquanto a roda de capoeira não começava. Nesse momento, outros mestres foram chegando. Entre eles, Mestre Cavaco, Mestre Zumbi, Mestre Adelmo. E para comandar tudo ao lado do Mestre João Grande, nosso querido Mestre Ananias.



Depois da roda, um almoço mais que especial preparado pelas mãos do babalorixá Francisco de Oxum, um dos nossos padrinhos espirituais. Pai Francisco abençoou a casa e os convidados especiais. Mestre Russo projetou novamente seu filme, O Zelador, para fechar a programação.

Mas foi aí que um momento mais do que especial apareceu. Mestre João Grande, com toda sua generosidade, resolveu presentear os convidados que se mantiveram até o fim. Em um momento muito raro, ele se dispôs a conversar e a responder as perguntas de todos.

Ao lado de Mestre Bigo, contou muito da sua vida na capoeira, do tempo de Mestre Pastinha, das rodas de rua de Salvador. Respondeu a todas as questões com bom humor e alegria. Momento para poucos. Para privilegiados. Fechamos a programação com chave de ouro. Obrigado, mestres.

3 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, sem comnetários! Isso que é trabalho com nossa cultura. Salve a capoeira, salve os grandes mestres.

Ana disse...

Lindo trabalho!!!!!

Anônimo disse...

Eeeeu fui :)