quarta-feira, 13 de maio de 2009

Por que COMPRAR um CD de capoeira?


Esse texto é para os capoeiristas. Hoje está cada vez mais fácil conseguir CDs piratas de capoeira. Ou até mesmo baixá-los na internet. Então, por que ter um CD original e gastar “fortunas” como 15, 30 ou 40 reais por eles?
Em primeiro lugar, ter um CD de um mestre respeitado nos ajuda a aprender. E muito. A capoeira não existe sem música, sem som. Muitos não têm a oportunidade de estar ao lado desses homens que a produzem ao vivo. Alguns desses CDs são documentos históricos, que ouvidos com cuidado podem dar muitas lições (e que, por isso, estão arquivados em museus nos Estados Unidos, França, Alemanha). Bom, mas escutar e ter as músicas... Isso dá para fazer baixando na internet, né?
Aí entra o segundo ponto. Os CDs de capoeira são produzidos de forma independente. Não são lançados por grandes gravadoras. O dinheiro da venda deles se torna, muitas vezes, a fonte de renda de muitos desses mestres. Mestres que têm o saber, que viveram uma vida toda lutando pela nossa cultura. E que, na maioria das vezes, vivem em condições precárias.
Hoje muitos capoeiristas batem no peito e dizem se revoltar contra a maneira como morreram mestres como Bimba e Pastinha, pobres. Mas vão lá e copiam um CD de um mestre como Ananias, por exemplo. Eles estão ROUBANDO esses mestres.
Na contracorrente existem atitudes nobres. Um grupo de pessoas que nem se conhece direito pessoalmente, se juntou. Compraram gravações antigas (de 1951) de um museu nos Estados Unidos, juntaram com outras gravações de 1989 e fizeram um CD histórico do Mestre Waldemar. E a renda será totalmente revertida para o Mestre Bigodinho em Salvador. É um grupo virtual de amigos, gente da Comunidade Do Mestre Pastinha na Internet. É esse tipo de atitude que devemos tomar como exemplo.

Os CDS que ilustram esse texto podem e devem ser adquiridos. Comente esse texto pedindo algum dos CDs que passaremos os contatos diretos dos mestres.
O CD do Mestre Waldemar pode ser pedido diretamente através do
cdmestrewaldemar@gmail.com

3 comentários:

MacacoXereta disse...

Bacana isso, temos que nos concientuizar disso, a renda dos mestres e professores de capoeira, vem da capoeira...

Parla Débora, parla. disse...

Olá, boa noite!

Estive hoje na Av. Paulista e fiz algumas fotos da roda de capoeira, gostaria de um e-mail para qual eu devesse enviar para vocês, claro...se houver interesse.

Abraço

Débora De' Marchi

Parla Débora, parla. disse...

esqueci de deixar o contato...rs..
drc.demarchi@gmail.com ou ddearchi.fotografia@yahoo.com.br

Abraços,

Débora