sábado, 30 de agosto de 2008

O berimbau já tocava no Bixiga há mais de 100 anos


Nosso Zungu está localizado na Bela Vista, nas margens do Bixiga. Região histórica de presença negra em São Paulo. Perto da tradicional e querida Vai-Vai. Próximo de outros capoeiristas. Colado a uma região que já abrigou o Quilombo da Saracura (para quem não sabe, onde hoje corre a Avenida 9 de Julho, corria o Riacho da Saracura).
A ancestralidade negra da região está mais do que provada.
Em mais uma pesquisa, encontramos no jornal CORREIO PAULISTANO, de 1907, uma matéria que alguns trechos vamos reproduzir:

"É um pedaço da África. As relíquias da pobre raça impellida pela civilização cosmopolita que invadiu a cidade, ao depois de 88, foi dar alli naquela furna. Uma linha de casebres borda as margens do riacho. O valle é fundo e estreito...
... Cabras soltas na estrada, pretinhos semi-nus fazendo gaiolas, chibarros de longa barba ao pé dos velhos de carapinha embranquecida e lábio grosso de que pende o cachimbo, dão áquelle recanto uns ares do Congo. Alli pae Antonio, cujas mandingas celebram os supersticiosos de Pinheiros, de Santo Amaro, da várzea e até do Tabôa, pratica os seus mysterios e tange o urucungo, apoiando ao ventre rugoso e despido a cabaça resonanta. As casas são pequenas; as portas baixas...
... os que vieram nos navios negreiros, que plantaram o café, que cevaram este solo de suor e lágrimas, accumulados alli, como o rebutalho da cidade, no fundo lobrego de um valle."

Sim, em 1907, um senhor mandingueiro (de acordo com o texto, um feiticeiro poderoso) já tocava seu berimbau (urucungo) pertinho da gente. Provavelmente em um outro zungu, ancestral ao nosso.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Ladainha 2

Ie!
O mundo de Deus é grande
Deus traz numa mão fechada
O pouco com Deus é muito
O muito sem Deus é nada
Noite de escuro não serve
pra caçar de madrugada
Caçador dá muito tiro
De manhã não acha nada
Veado corre é pulando
Cotia corre é na trilha
Se eu fosse governador
Ou manobrasse a Bahia
Isso que marujo faz
Comigo ele não faria
Camaradinha!.....

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Biblioteca inaugurada com festa



No sábado, dia 16 de agosto, nossa biblioteca finalmente foi inaugurada. O dia começou com uma faxina na casa, promovida pelos funcionários da Standard and Poor´s. Depois disso, começou a organização da biblioteca: limpar os livros, catalogar, colocar nas prateleiras. Ao mesmo tempo, a família Zungu brincava com os voluntários da empresa, mostrando como se toca um berimbau e até mesmo chamando todos para uma roda. No final, o angu foi servido e o samba foi até tarde.
Obrigado ao pessoal da Standard and Poor´s (em especial à Heloisa Kiessling e à responsável por tudo, Regina Nunes) por serem nossos parceiros, fazerem parte da nossa família e terem colocado de pé o sonho da biblioteca para a comunidade.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Biblioteca nova no Bixiga


Sábado, dia 16 de agosto, nossa ONG inaugura sua biblioteca. São centenas de livros, gibis e revistas para as crianças, adolescentes e até adultos se aproximarem da literatura.
Com a ajuda dos nossos parceiros da Standard & Poor´s, uma multinacional que apóia inciativas sociais no mundo todo e que tem contribuído em muito para melhorar as coisas por aqui (principalmente graças à sua Presidente, a senhora Regina Nunes), nossos educadores e alunos farão um pequeno evento para marcar essa data. Quem gostar de leitura (ou de capoeira) será bem-vindo.

Local: Almirante Marques Leão, 787
Horário: a partir das 12h00 para os convidados