terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Aconteceu 2: II ENCONTRO NACIONAL ZUNGU CAPOEIRA: PLANTANDO SEMENTES


30, 31 de outubro, 1 e 2 de novembro de 2009.
Foram quatro dias de evento voltado para as crianças. Tudo na Bela Vista e proximidades.
Vamos a um pequeno resumo (as fotos vêm depois)...
30 de outubro:
Começamos com uma palestra cujo tema foi CAPOEIRA, ESCRAVIDÃO E O BIXIGA NA SÃO PAULO DO SÉCULO XIX. Depois de uma exposição de fotos e das palavras do palestrante, começou o samba-de-roda.
31 de outubro:
Aula para as crianças na Creche São Francisco. Brincadeiras com capoeira, diversão e uma bela roda onde os pequenos foram batizados e ganharam suas primeiras graduações. O Contra-Mestre Renan foi nosso convidado especial nesse aulão, que arrancou muitos elogios e sorrisos. Mestre Bigo já estava conosco, dando uma força mais que especial.
À noite, sob o comando do Mestre Bigo e do Cacá, uma roda de capoeira com nossos convidados aconteceu no nosso Zungu.
1 de novembro:
Oficina de Capoeira Angola com Mestre Bigo, na quadra do Colégio Rodrigues Alves, durante a manhã. A aula se encerrou com uma bela roda.
Na parte da tarde, aula de ritmo e dança afro com Mestre Macumba, vindo de Salvador só para isso. Começamos o afoxé nesse dia.
Mais tarde, Mestre Klaity mostrou a todos os educadores (e às crianças presentes) maneiras de se trabalhar com crianças.
Teve início outra roda de capoeira com professores, contra-mestres e mestres convidados. Nessa roda, também aconteceram trocas de graduações.
2 de novembro:
O dia começou animado. Enquanto esperávamos o almoço preparado pelo Pai Francisco de Oxum (que explicou às crianças o valor e a história dos alimentos de origem afro), Mestre Ananias e seus discípulos fizeram o samba comer solto.
Depois, sairia nosso Afoxé. Mas a chuva não ajudou- ou melhor, ajudou, sim. Porque não saímos, ficamos no Zungu e fizemos o afoxé lá dentro: a energia foi tão boa que teve gente que agradeceu à água que caiu.
Ainda nesse dia, tivemos a roda de encerramento, sob o comando do Mestre Ananias. Uma roda muito especial e inesquecível.
Foram 4 dias onde pudemos mostrar às crianças um pouco da nossa cultura, trocar informações com gente vinda de vários estados (Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais) e, o que é mais importante: festejar. Mais uma vez tivemos a certeza de que estamos no caminho certo.

Nenhum comentário: