quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Quem esteve lá

Muita gente passou pelo I ENCONTRO NACIONAL ZUNGU CAPOEIRA - Resgate Cultural. Alunos do grupo, amigos, familiares, curiosos. Iniciantes, graduados e instrutores de capoeira. E aqui vão alguns nomes (alguns, porque não tinha como registrar todo mundo).
Mestres:
- Bigo (Francisco 45) - SP
- Curió - BA
- Jararaca - BA
- Ananias - SP
- Gajé - BA
- Macumba - BA
- Mudinho - RJ
- Natanael - SP
- Zumbi - SP
- Índio Mocambo - SP
- Adelmo - SP
- Gato - MG
- Ray - MG
- Canguru - SP
- Henrique - SP

Contramestres / Mestrandos:
Luciano – BA, Urubu – RJ, Parazinho - RJ, Dú – MG, Negão – SP, Brandão – SP, Gaguinho – SP, Aurélio – SP, Gunga - SP.

Professores:
Coruja – SP, Cenourinha – SP, Minhoca – SP, Rafael – SP, Neném – SP, Meia Noite – ES, Gustavo – ES, Kerley - MG, Odiban – RJ, Padinha – SP, Juliana – MS, Tijolo - SP.

E. ainda, tivemos a presença do historiador Carlos Eugênio Líbano Soares.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Só quem estava lá pode dizer

Acabou o “Resgate Cultural”. E só quem participou desse evento pode contar como foi. A sabedoria dos mais velhos, o clima de camaradagem, a capoeira de primeira, o axé, a energia, os espetáculos. Ficam as lições, a lembrança, as fotos, a saudade dos amigos que vieram de longe. Cada um vai guardar uma coisa na memória: aquele jogo de angola bem mandingado, aquele ensinamento do mestre, um jogo mais rápido e mais quente.
E fica também o agradecimento especial aos Mestres que vieram dividir com a gente o seu conhecimento. Mestre Bigo (Francisco 45), Mestre Curió e Mestra Jararaca, Mestre Ananias, Mestre Gajé, Mestre Macumba, Mestre Mudinho, Contra-Mestre Luciano, Contra-Mestre Urubue tantos outros que abrilhantaram nosso evento.
Um evento que só foi possível graças aos alunos e camaradas de outros grupos. E também ao nosso patrocinador, que apóia a cultura no Brasil: a Standard and Poors.
Aqui no blog vamos colocar nessa semana um pouquinho do que aconteceu e, mais tarde, algumas fotos. Acompanhe. Axé.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

O Mercado Modelo vem a São Paulo



Desde o princípio da capoeira em Salvador, seus palcos principais foram os portos, mercados e festas. E um dos lugares históricos mais marcados pela capoeira foi o Mercado Modelo. Por isso, é com muito orgulho que trazemos para São Paulo dois mestres de lá: Mestre Gajé e Mestre Macumba.
Mestre Gajé do Mercado Modelo nasceu nem 1951 e começou a capoeira em 1962 com Najé. Aprendeu nas rodas de rua, se aperfeiçoando com grandes capoeiristas como Waldemar, Sete Molas, Zacharias. Hoje é o representante da capoeira “de rua” na ABCA- Assoc. Brasileira. de Capoeira Angola.
Mestre Macumba também mantém a roda do Mercado Modelo. E, além de capoeirista, é um grande conhecedor da dança afro e suas coreografias.
Se São Paulo não pode ir até o Mercado Modelo, a gente traz um pouco dele a São Paulo.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Contra-Mestre Luciano: o capoeirista que a Bahia aprendeu a respeitar


Quem teria coragem de ir à Bahia para dar aulas de capoeira? Só um louco ou um grande capoeirista. Luciano faz parte do time dos grandes capoeiristas. Formado pelo Mestre Mão Branca, o Contra-Mestre Luciano foi à Bahia ensinar e aprender. Respeitado entre o pessoal da capoeira angola e também da regional, Luciano Guimarães pode ser visto nas rodas de Salvador. Ou em Lauro de Freitas, ali do lado, onde toca seu trabalho com a ajuda da Professora Lilu. Dono de um jogo ténico e, ao mesmo tempo, espôntaneo e cheio de mandinga, Luciano foi também o padrinho do Professor Cacá quando este virou professor. E está chegando para dar uma aula a todos no sábado.


domingo, 18 de novembro de 2007

Endereços do evento


O Resgate Cultural começa essa semana, na sexta-feira, dia 23 de novembro. Compareçam, convidem os amigos e parentes. Mas, para chegar lá, fica mais fácil sabendo os endereços:

SEXTA-FEIRA: Auditório da UNIP PARAÍSO. Rua Vergueiro, 1211.

SÁBADO: Cardeal Arcoverde, 2978, Pinheiros (antigo KVA).

DOMINGO: Academia Pamplona. Rua Pamplona, 1136.
E, depois, roda de encerramento na Praça Alexandre Gusmão (ao lado do Trianon, na Alameda Santos, paralela à Avenida Paulista na altura do MASP- foto).


Na sexta, a entrada é 5 reais (crianças e professores com trabalhos sociais que tragam seus alunos entram de graça).

Para os cursos de sábado e domingo, ligar para o Professor Cacá: (11) 8178-8486.


terça-feira, 13 de novembro de 2007

Contra-Mestre Urubu: mais um nome de respeito no nosso evento


Ser capoeirista na Lapa, no Rio de Janeiro, é uma responsabilidade. Afinal, o lugar ficou marcado na história pelo samba, pelos malandros e pela capoeira. Mas o Contra-Mestre Urubu não precisa sentir esse peso, porque conseguiu respeito e é o nome certo para tocar a capoeira por lá. Um dos melhores angoleiros da sua geração, Urubu foi formado pelo Mestre Cobra Mansa e sabe tudo da angola. Quem já viu Urubu jogando não esquece. Ele passa a maior parte do seu tempo fazendo trabalhos sociais com a cultura afro-brasileira. Mas arrumou um tempinho para vir a São Paulo e dar um aulão que ninguém pode perder.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Preparem-se para a aula do Mestre Bigo

Alguém conhece um mestre que, de tão respeitado, tem dois apelidos famosos? Esse é o caso do Mestre Bigo (ou, como também é conhecido, Mestre Francisco 45).
Francisco Tomé dos Santos Filho nasceu no município de Vera Cruz, na ilha de Itaparica, no ano de 1946. Em Salvador, no meio da década de 50, procurou a capoeira depois de ver Mestre Pastinha e Mestre Cobrinha Verde jogando. Diz a todos que só teve um mestre, Vicente Ferreira Pastinha, de quem foi discípulo fiel. Foram tão ligados que, mesmo cego, Pastinha reconhecia seu querido aluno pelos passos.
Esse discípulo de Mestre Pastinha mora em São Paulo desde 1975, cidade que conheceu depois de uma apresentação de capoeira.
Conhece os fundamentos da capoeira angola a fundo, viveu a capoeira de Salvador e tem um jogo elegante, mandingado e perigoso. Em 1989 fundou a Academia de Capoeira Angola Ilê Axé na Zona Sul. E, no sábado, estará dando uma oficina imperdível no nosso RESGATE CULTURAL.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Mestre Decânio em São Paulo


Mestre Decânio é um homem completamente apaixonado pela capoeira. E uma das pessoas mais autorizadas a falar sobre Mestre Bimba (se não for “a” pessoa). Doutor Ângelo Augusto Decanio Filho nasceu em 1923 em Salvador e começou a treinar com o famoso mestre em 1938. Conheceu Bimba como poucos, de quem foi discípulo, amigo, filho, fã. É médico e professor universitário, mas seus olhos brilham mesmo quando fala sobre capoeira e, em especial, sobre Manoel dos Reis Machado. Escreveu inúmeros livros e artigos sobre a nossa arte. Seus depoimentos em muitos documentários (como no filme MESTRE BIMBA: A CAPOEIRA ILUMINADA) são indispensáveis e emocionantes. É por tudo isso que nós da Escola Cultural Zungu Capoeira estamos mais do que orgulhosos de trazer essa pessoa maravilhosa para conhecer os capoeiristas de São Paulo.
Dê uma olhada na programação e guarde bem a hora para ouvir a palestra desse ilustre convidado. Ver e ouvir Mestre Decânio em pessoa é uma honra para poucos.

Esse é o site do mestre, onde ele disponibiliza bastante informação:
http://www.portalcapoeira.com/capoeiradabahia/content/view/327/216

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Mestre Curió vem aí

Se você perguntar por Jaime Martins dos Santos no Pelourinho, a maioria das pessoas não vai saber quem é. Mas pergunte por Mestre Curió e qualquer capoeirista, no mesmo momento, vai dizer algo sobre ele. Mestre Curió nasceu em 1939. Seu pai já era capoeirista e o mestre começou a praticar ainda criança. Em 1968, ele começa a treinar na Academia de Mestre Pastinha, de quem recebe a carteirinha de número 141. Mandingueiro no jogo, defende com unhas e dentes a sua tradição. Formou a primeira Mestra de capoeira angola, Mestra Jararaca, e tem um documentário produzido sobre sua vida, chamado O GUARDIAO DA TRADIÇÃO. Na sua academia, a Escola de Capoeira Angola Irmãos Gêmeos, localizada no Pelourinho, qualquer pessoa pode encontrar o melhor da capoeira angola. Mas se você não puder ir até a Bahia, aproveite para fazer nossa oficina com essa lenda da Angola.

Quer conhecer melhor o mestre? Clique http://www.youtube.com/watch?v=RdJNirsrGuo