sexta-feira, 30 de maio de 2008

Capoeira em São Paulo? Desde quando?


Nosso Zungu conta com uma grande equipe. Entre essas pessoas se encontra um pesquisador, que faz questão de divulgar seu mais recente achado: um texto histórico para os capoeiristas de São Paulo (e do Brasil).

Votou a Câmara Municipal de São Paulo, a 14 de janeiro de 1833: Toda a pessoa que nas praças,ruas ,casas públicas, ou em qualquer outro lugar também público, praticar o exercer o jogo denominado de —capoeiras — ou qualquer outro gênero de lucta; sendo livre será preso por 3 dias, e pagará a multa de 1 a 3$000 réis e sendo captiva,será também presa por 24 horas, e sofrerá pena de 25 a 50 açoites.
Votaram contra a pena dos açoites aos escravos srs. Lopes, e Santos.


Bom, se dependesse dos srs Lopes e Santos, pelo menos chibatadas a gente não ia levar.



Imagem 1: São Paulo, fim do século XIX. Fotografia de Militão Augusto de Azevedo.

Imagem 2: São Paulo, 1862. Fotografia de Militão Augusto de Azevedo.

ONG Zungu Capoeira


A maioria das pessoas já sabe, mas não custa repetir: estamos começando um grande trabalho social na região da Bela Vista (Bexiga).
Entre nossos projetos, está uma biblioteca para estímulo da leitura. E essa camiseta está sendo vendida para arrecadar fundos. Vista nossa camisa, literalmente.

Valor: R$ 40,00 (mais do que uma camiseta, é uma doação- por isso o valor alto)

Como comprar: encomendar com o Anderson no telefone (11) 94101420.

O texto que está na frente da camiseta:
Uma camiseta não muda o mundo. O que muda são atitudes. Atitudes como as da Escola Cultural Zungu Capoeira, que usa a nossa cultura para ajudar as crianças que mais precisam. Entre outros projetos, esses capoeiristas estimulam a leitura, através de uma biblioteca infantil. Lá, as crianças entram em contato com grandes autores e livros especiais, um mundo mágico que vai fazer com que elas queiram ler de tudo. Inclusive textos em camisetas criadas para arrecadar fundos para elas. É, pensando melhor, uma camiseta pode sim mudar alguma coisa.