quarta-feira, 27 de junho de 2012

Uma visita especial...

Nesta terça feira, 26 de junho, recebemos na nossa casa, a visita do Mestre Manoel (Ypiranga de Pastinha) do Rio de Janeiro.

A convite do Cacá, o Mestre Manoel ministrou uma vivência de capoeira Angola, treino prático, bate papo e bateria para os alunos da Escola.

Mestre Manoel desenvolve um belo trabalho social no complexo de favelas no Morro da Maré, RJ e viaja pelo mundo divulgando e utilizando a capoeira como instrumento de integração social. Passa grande parte do seu tempo fora do Brasil ministrando oficinas e palestras, mas nos revelou que sente a necessidade de retornar aqui para recarregar suas energias e rever os amigos.

Esta é a terceira vez que o Mestre Manoel visita a nossa casa, e para nós é uma grande honra poder recebê-lo por aqui. Seja sempre bem vindo!

Estiveram presentes nesta vivência o Contra Mestre Marcelo e o Professor Rafael.

Obrigado pela experiência e até a próxima.


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Parque Buenos Aires!

No último dia 14, quinta feira a turma da manhã do programa educacional Zungu capoeira fez um passeio ao parque Buenos Aires, higianópolis para participar de uma contação de histórias.


Depois de uma semana de tempo ruim, São Pedro deu uma trégua e a contação foi ainda mais bonita com o sol iluminando o cantinho de leitura no parque.


O contador Fábio Lisboa sugeriu histórias indígenas que tratam sobre a preservação do meio ambiente. E juntamente com o Pajé e seus índios guerreiros contagiou as crianças e os educadores acompanhantes, Dorô, Beth e Cacá.


Após duas lindas histórias, todos dançaram e cantaram uma cantiga indígena homenageando a mãe Terra. Cada criança foi presenteada com um livro da sua escolha para compartilhar com os familiares em casa.

Dia 28, a turma de alunos da tarde farão este mesmo passeio, e em agosto retornaremos todos ao parque para uma trilha monitorada para conhecer um pouco mais da natureza no coração de São Paulo!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Vem aí... O Arraial do nosso Zungu!


As crianças do programa educacional Zungu capoeira juntamente com os alunos e capoeiristas da casa estão organizando a tradicional festa junina aqui da Escola!

A festa vai acontecer no dia 30 de junho (sábado) a partir das 14h00.
Rua almirante marquês leão, 787 - Bela Vista.

Comidinhas típicas, brincadeiras, quadrilha e muitos prêmios serão os atrativos da festa. Todos serão bem vindos! Participe: entrada gratuita!

Em breve maiores informações!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Mestre Traíra



José Ramos do Nascimento era conhecido nas rodas de capoeira como Mestre Traira. Sabe-se que era muito famoso na cena capoeirística da Bahia. Era conhecido como períto na arte das rasteiras e cabeçadas.


O escritor Jorge Amado frequentador das rodas de capoeira no famoso barracão de Mestre Waldemar, descreveu Mestre Traíra como descrito abaixo:


"Traíra, um cabloco seco e de pouco falar, feito de músculos, grande mestre de capoeira. Vê-lo brincar é um verdadeiro prazer estético. Parece bailarino e só mesmo Pastinha pode competir com ele na beleza dos movimentos, na agilidade, na rigidez dos golpes. Quando Traíra não se encontra na Escola de Waldemar, está ali por perto, na Escola de Sete Molas, também na Liberdade".




Mestre Traíra também teve participação no curta metragem "Vadiação", de Alexandre Robatto Filho, produzido em 1954, junto com muitos capoeiras famosos daquela época como Curió, Nagé, Bimba, Waldemar, Caiçara, Crispim e outros. Este filme foi um marco na história cinematográfica da capoeira.


Também gravou um disco junto com o Mestre Cobrinha Verde, que recebeu o nome de "Capoeira da Bahia". O disco foi produzido pela gravadora "Xauã" e é considerado uma raridade da produção fonográfica da capoeira.


Uma referência para quem busca documentos antigos, boa música e fundamentos na roda de capoeira. Mestre Traíra, um nome gravado na eternidade da capoeiragem da Bahia.