quinta-feira, 30 de maio de 2013

Do outro lado de lá...

Após 21 dias pela Asia realizando o circuito de cursos, reciclagem e organização das filiais da Escola na região, Cacá retornou com ainda mais bagagem e aprendizados de lá.

Desta vez a passagem se restringiu apenas pela Indonésia. País onde o trabalho da Escola cresce a todo instante e devido ao acompanhamento que é dado pela matriz no Brasil e pelos líderes que vivem na região mantém uma excelente qualidade.

O circuito começou pela capital, Jakarta. Lugar onde se concentra o maior número de grupos de capoeira. Muito interessante observar a relação entre os capoeiristas. A amizade, o respeito e o carinho falam mais alto do que a bandeira que se defende.


Por lá realizou-se um workshop interno apenas para os alunos da Escola e um workshop aberto que como geralmente acontece a freqüência é notável. Ótima qualidade, muita energia boa e diversão garantida. Satisfação para todos!


Depois de 4 dias em Jakarta, a cidade que recebeu a visita da equipe foi Surabaya. Lá foi onde tudo começou há 8 anos. Concentra o maior numero de alunos da Escola e tem uma estrutura física muito boa como sede.


Durante 7 dias, muito treino, bate papo e dois cursos: um aberto para todos os capoeiras da região e outro apenas para crianças. Só em Surabaya são mais de 50 pequenos.

Durante a estada em Surabaya foi feito um bate e volta para Madura. Outra cidade muito tradicional que possui um excelente trabalho dentro da Universidade de Trunojoyo. Um curso de capoeira aberto e uma reunião com os alunos da Escola foram os pontos mais fortes do trabalho.


De Surabaya a equipe seguiu viagem para oficializar o trabalho da Escola em mais uma cidade inédita na ilha de Java. Pela primeira vez alguém da Escola visitou Jember. Uma cidade tradicional que têm um aspecto bem rural e a religião islâmica predomina quase que unanimemente, ou seja uma cidade muito apegada aos costumes tradicionais.


Uma vitória, a Capoeira ter acesso e aceitação em um local como Jember. São apaixonados pela cultura brasileira. Para nós um orgulho! Workshop cheio e duas rodas de rua muito boas e principalmente muito bem prestigiadas pelo povo.



Para finalizar o circuito a equipe chegou em Bali, onde se instalou por uma semana. Em Bali o trabalho da Escola encontra-se o maior numero de alunos graduados e instrutores. É uma força da capoeira Asiática!


Em Bali, além dos usuais workshops, aberto, interno e para crianças aconteceu o grande encontro entre os educadores da Escola que atuam na Indonésia. Reuniu-se 16 membros representando suas cidades para uma reunião, treino e muita troca de conhecimentos e experiências. Satisfação alcançada!

Em outubro Bali vai ser a capital da capoeira! O grande Encontro anual Zungu capoeira será em Bali e já têm título e data, vem ai:

II IE VIVA BRASIL: BATENDO TAMBOR - 04, 05 E 06 DE OUTUBRO

Até a próxima Indonésia!