quinta-feira, 25 de março de 2010

Mestre Ananias citado em livro


Como alguns já sabem (e foi citado por Carlos Primo Vaz no blog oficial da Casa Mestre Ananias), Mestre Ananias trabalhou em muitos palcos na cidade de São Paulo.
No teatro, entre outros trabalhos, participou da encenação de duas peças do talentoso e famoso Plínio Marcos: Balbina de Iansã e Jesus Homem.
Na biografia de Plínio Marcos (chamada Bendito Maldito), escrita por Oswaldo Mendes e lançada no final 2009, no meio das quase quinhetas (497) páginas que contam a história desse gênio do teatro, temos um trecho que interessa aos capoeiristas.
Depois da estreia de Balbina de Iansã, uma crítica dizia que a peça desrespeitava o candomblé. No jornal Diário da Noite, em 20 de janeiro de 1971, Plínio Marcos rebateu evocando uma figura bem conhecida de todos nós:

"Mestre Ananias, ogã de valor comprovado, homem nascido e criado dentro dos terreiros e que deu seu testemunho em favor do espetáculo..."

Plínio Marcos sabia das coisas. Quando tentaram passar uma rasteira nele, chamou logo o nome de um grande capoeirista.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Mestre Russo e um pouco da Roda de Caxias em São Paulo


Durante esta semana, Mestre Russo de Caxias está em São Paulo. Mais que um mestre de capoeira, Jonas Rabelo prefere ser conhecido como um zelador da nossa arte. Junto com Mestre Peixe e outros amigos, eles mantiveram viva a tradição da capoeiragem no Rio de Janeiro, lutando pela preservação da roda de rua (roda livre) de Caxias, fundada por eles.

Com a ajuda de nossos amigos daqui de São Paulo (Casa Mestre Ananias, Angoleiro Sim Sinhô, Ngolo Ia Muanda) teremos uma semana de convivência com Mestre Russo e Mestre Peixe, que vieram acompanhados da esposa do Mestre Russo (Dona Eliane) e Falcão.

Uma semana cheia de aprendizado e conversas interessantes, muitas rodas de capoeira, treinos e a exibição do filme O ZELADOR em uma sala de cinema no sábado, às 17h (Teatro da Umes, na Rua Rui Barbosa 323).

Participe, ainda dá tempo. É só clicar no cartaz aí em cima e pegar as informações.